O FC Penafiel vai avançar para o futebol feminino esta temporada. A decisão foi tomada em Assembleia Geral e o clube está em fase de captações em todos os escalões. A prioridade é a criação de uma equipa sénior. “A criação do futebol feminino no FC Penafiel visa promover a igualdade de género e vai começar com uma equipa sénior, mas com o objetivo de fazer dessa equipa uma âncora para criarmos equipas da formação e atrairmos jovens, a longo prazo. Estamos em fase de captações para todos os escalões e a ver quantas jogadoras se juntam a nós para aumentarmos a família do FC Penafiel”, explicou António Gaspar Dias, presidente do clube.
O desejo de ver o clube arrancar com o futebol feminino já tem algum tempo. “Temos algumas equipas seniores, à nossa volta, que não deram seguimento aos respetivos projetos de futebol feminino, pelo que estamos a aproveitar alguns casos de atletas que pretendem prosseguir e que têm no FC Penafiel uma via para conseguir continuar a jogar. Mas o objetivo passa por atrair jogadoras de todas as idades”, apontou.
Garantida está já uma equipa sénior, que vai começar por baixo: “Vamos começar na III Divisão Nacional, procurar dar condições às atletas para treinar e jogar, perceber o nível que vamos ter, aprender o que pudermos e desenvolvermos, aos poucos, uma estrutura que enquadre este projeto no feminino”.
No “ano zero” do futebol feminino no clube, António Gaspar Dias não quer fixar metas competitivas, sublinhando ser mais útil para o FC Penafiel desenvolver o futebol feminino com passos seguros e bem alicerçados, antes de tudo. “Atraindo mais jovens queremos, com o tempo, passar a formar jogadoras para irmos alimentando a nossa equipa principal, portanto é um objetivo a médio, longo prazo, para uma estrutura que pretendemos ver crescer aos poucos. Este ano é o ano zero, estamos todos a começar, o que vai exigir da direção e de todos nós muita aprendizagem para construirmos um projeto sólido”, sublinhou.