Pedro Seixas: Salgueiros na II Divisão Nacional é o “guião perfeito para um filme”


A equipa de juniores do Sport e Comércio Salgueiros acabou por ser convidada para participar no Campeonato Nacional de Juniores (Sub-19) na época 2023/2024. Tal convite foi aceite pelo emblema de Paranhos, que iniciará a sua jornada na II Divisão do escalão. Para o coordenador da formação Pedro Seixas, esse momento foi de muito festejo para o clube e, principalmente, pela certeza de que o trabalho realizado com os mais jovens "está a ser bem feito".

"Não lhe chamaria um feito, chamaria o reflexo do trabalho realizado. Independentemente disso, é algo enorme, basta pensarmos no número de equipas que existem na AF Porto desde a Primeira Liga até ao Campeonato de Portugal e ver quem está neste restrito lote. Nesta fase, sem o chamariz de uma equipa sénior profissional, estar a este nível, é fácil de perceber que algo diferenciado se faz nesta casa e o orgulho enorme que todos sentimos pelo trabalho realizado."

Pedro Seixas também fez questão de enaltecer o processo de certificação, algo essencial para um clube atrair mais jovens, investimentos e que qualifica o trabalho feito no Salgueiros, que há duas épocas, mantém as honrosas quatro estrelas.

"Também aqui não nos podemos esquecer do processo de certificação, que tem sido um forte investimento pessoal e do clube, onde somos uma das 13 Entidades da AF Porto com 4 ou 5 estrelas."

Com cerca de 400 atletas divididos entre Sub-5/6 e Sub-19, Pedro Seixas detalha um pouco de como funciona e é aplicado a metodologia de trabalho com todos os escalões de formação no emblema salgueirista.

"Hoje trabalhamos para ser uma espécie de “fábrica de talento”, tentamos captar cada vez mais cedo jovens talentosos, mesmo que não estejam ainda muito preparados, mas onde sentimos que tem algo diferenciador, depois trabalhamos com a competência das nossas equipas técnicas e incutimos o espírito competitivo e de luta muito presente no que é o Salgueiros. Qualquer encarregado de educação ou atleta sabe que vindo para cá, vai crescer e competir. Vamos sempre criar contextos que promovam essa evolução tanto coletiva como individual."

Pedro Seixas explicou, em detalhes, os três passos até à subida confirmada:

1 - O CONVITE

"Foi um convite recebido com grande satisfação, mas mentiria se dissesse que foi uma surpresa, a verdade é que desde o momento que ficamos no segundo lugar na fase final de Sub19 da AF Porto, vendo os regulamentos e principalmente a necessidade a partir desta época, ter uma classificação de 2 estrelas no processo de certificação para se jogar na segunda nacional de juniores, percebemos que tínhamos boas hipóteses de subir."

2 - A SUBIDA

"A subida em si, isso sim, dá quase para fazer um filme com tamanho número de incidências, na realidade contávamos com esta subida na época passada e montamos um plantel para jogar no Nacional, quando fomos surpreendidos pela não subida, mais de 10 atletas abandonaram a equipa para outros contextos nacionais. Assim, apresentamo-nos ao campeonato Sub-19 com uma equipa na sua maioria de Sub18, andamos sempre nos dois primeiros lugares de acesso à fase final, até que o perdemos a duas jornadas do final. Recuperamos o segundo lugar na penúltima jornada, virando na Maia um resultado de 2-0 desfavorável, para 3-2 muito perto do final."

3 - A ALMA QUE NÃO SE EXPLICA

"Na fase final, apesar das equipas B terem descido vários atletas sub-19, fomos muito competitivos, ultrapassando o Boavista, a jogar em Ramalde, na última jornada, no último lance do jogo, com um golo marcado por um atleta… de 16 anos (contra atletas de 19). Está aqui o guião perfeito para um filme, mas a verdade é que mostra também a forma como trabalhamos, o acreditar e lutar até ao fim, a tal Alma que o clube tem, mas ninguém consegue explicar muito bem."

Na época passada, a equipa B do Salgueiros sagrou-se campeã da II Divisão de séniores da AF Porto. E um dos objetivos da sua criação, descrito por Pedro Seixas, é "dar continuidade aos jovens no processo de formação alinhado com sucesso desportivo".

"A equipa B foi criada com o intuito de ser um passo intermédio entre juniores e séniores, a verdade é que tem sido um grande sucesso, inicialmente como Sub23, ano passado já como B. Ainda assim, acredito que com gerações cada vez mais preparadas e atletas com um nível cada vez mais alto, vão existir cada vez mais exemplos de atletas que passam diretamente da formação para os seniores."

Por fim, o timoneiro da formação do SC Salgueiros mostra-se muito confiante com o projeto realizado e almeja ver cada vez mais jogadores a ter mais espaço entre a equipa principal do clube, que disputa hoje o Campeonato de Portugal e nas últimas duas edições, apurou-se para a fase final e ficou perto de subir para a Liga 3.

"Acredito muito nisso e é com esse intuito que também trabalhamos, uma equipa nunca poderá ser construída apenas com jovens, mas acredito que eles vão ganhar um espaço cada vez maior. Mantendo este nível, significa que um atleta que tenha feito a sua formação no Salgueiros, quando a terminar, competiu ao mais alto nível em Sub15, Sub17 e sub19, estará por isso muito mais capacitado e preparado para a transição para sénior e poderá mostrar toda a sua qualidade."