Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorrectamente. O carregamento da tradução para o domínio acf foi accionado demasiado cedo. Isto é normalmente um indicador de que algum código no plugin ou tema está a ser executado demasiado cedo. As traduções devem ser carregadas na acção init ou mais tarde. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /var/www/vhosts/afporto.pt/stage.afporto.pt/wp-includes/functions.php on line 6121
Paredes abraça o ABC da Bola - AFPorto

Paredes abraça o ABC da Bola


O programa ABC da Bola chegou ao concelho de Paredes na tarde desta segunda-feira (17/04), com a Centro Escolar de Rebordosa a servir de base para a assinatura do 14º protocolo da iniciativa, desta vez entre a Associação de Futebol do Porto e o Agrupamento de Escolas de Vilela.

No ato simbólico da assinatura do protocolo, estiveram, além dos responsáveis da Associação de Futebol do Porto, com o Presidente José Neves a liderar a comitiva e a ser acompanhado pelo representante do Agrupamento de Escolas de Vilela, Gil Afonso, pelos Vereadores da Educação e do Desporto da Câmara Municipal do Paredes, Dr. Paulo Silva e Dr. Renato Almeida, respetivamente, pela Coordenadora da Escola, Sonia Pinto e ainda, do embaixador da Associação do Futebol do Porto, o antigo futebolista profissional Helton, histórico guardião do FC Porto, que interagiu com os mais novos com uma pequena conversa, fotografias e muitos autógrafos.

Presente esteve também o presidente do Rebordosa AC, que fez questão de marcar presença deste dia especial para os jovens alunos.

De lembrar que o projeto ABC da Bola tem como objetivo inserir o futebol no currículo escolar. É este o mote central desta iniciativa pioneira em Portugal, pois nenhuma das Federações ou Associações desportivas portuguesas tinha avançado diretamente com os agrupamentos de escolas a introdução das respetivas modalidades no plano curricular escolar.

José Neves (Presidente AF Porto)

"Sem munícipios, não conseguimos estar aqui. Sem municípios, não há desporto. Venho aqui publicamente agradecer à Câmara Municipal de Paredes, com quem a AF Porto tem um relacionamento excelente, onde o município está sempre de portas abertas para a associação e nós estamos sempre dispostos para suprir o que for possível ao município. Portugal é o país na cauda da Europa onde menos se pratica desporto. As nossas crianças passam muito tempo agarradas aos componentes eletrónicos e o exercício físico fica em segundo plano. Nós, com a ajuda dos professores, queremos que essas crianças pratiquem mais desporto. Não só o futebol e o futsal, queremos que as crianças brinquem, saltem para que tenham uma vida mais saudável. Esse é o nosso propósito."

Gil Afonso (Representante Agrupamento de Escolas de Vilela)

"Ficamos muito contentes que a AF Porto tenha escolhido a nossa escola para realizar esse projeto. Quero dizer que vamos agarrar esta oportunidade. Há estudos que mostram que a nossa população sofre cada vez mais de sedentarismo e obesidade. E este projeto irá ajudar para que essa tendência diminua e que possamos reeducar os nossos jovens, para que possam ter mais saúde e melhores condições de vida no futuro."

Paulo Silva (Vereador da Educação da CM Paredes)

"Este trabalho que a Associação de Futebol do Porto está a fazer, e nós também vemos um pouco do que as outras associações fazem, por normalidade, seria tentar promover as suas modalidades. Mas desde a primeira hora, esse nunca foi o objetivo que a AF Porto está a trabalhar nestas escolas. O objetivo, como dito pelo Sr. Presidente José Neves, é através da bola, impulsionar os miúdos momentos de lazer, onde eles estão se divertindo no mesmo momento em que praticam atividades físicas com todas as vantagens que nós já vimos. E isso vai de encontro também com o que pensa o município. Nós também vemos essa realidade em nossas escolas, vemos cada mais crianças com ausência de atividades físicas e também de uma má alimentação. E essas questões estão associadas à ausência da prática do exercício físico. Portanto, este projeto da AF Porto encaixa perfeitamente no que são também os nossos objetivos."