Oliveira do Douro só sabe ganhar e Sousense já é quarto na Série 2


Oliveira do Douro e SC Coimbrões não defraudaram expectativas na 19ª Jornada do campeonato da Divisão de Elite e mantêm-se nos lugares de apuramento de campeão. As equipas dos dois emblemas de Vila Nova de Gaia venceram Arcozelo (1-0) e Pedrouços (3-0), respetivamente. No caso do Oliveira do Douro esta foi o 19º jogo sem perder, pois desde o início da época, a equipa treinada por Abílio Novais cedeu apenas quatro empates (8 pontos), somando as restantes jornadas como vitórias. Contra o Arcozelo este foi mesmo quinto jogo consecutivo a vencer. Na próxima ronda, o Oliveira do Douro desloca-se ao terreno do Varzim SC B, que somou a terceira vitória consecutiva a derrotar o FC Foz (1-0) em Ramalde.

À espreita do segundo lugar continua a o FC Maia Lidador, que também derrotou o FC Infesta por 3-2, mas continua a depender de um passo em falso do SC Coimbrões na luta pelos lugares de apuramento de campeão. Das duas equipas, a que for mais regular promete ficar com a segunda posição e a próxima ronda volta a pôr à prova o SC Coimbrões, que se desloca a Folgosa da Maia para um duelo que se antevê equilibrado. O FC Maia Lidador vai ao campo dos Dragões Sandinenses, onde o forte ambiente criado pelos adeptos da casa costuma pesar sempre sobre os adversários.

As quatro equipas do fundo da tabela da Série 1 (Dragões Sandinenses, Arcozelo, Infesta e Pedrouços) perderam, pelo que a luta pelos pontos segue na próxima jornada.

Na Série 2, o Sousense aproveitou o empate do Gondomar SC B com o Aparecida FC (0-0) para se isolar no quarto lugar, a dois pontos do Vila Caíz. A equipa da foz do Sousa não se deixou traumatizar pela derrota com o Marco 09 há um par de jornadas e retomou a série de vitórias, desta vez em Freamunde, ao vencer por 2-1.

Marco 09 e Aliados de Lordelo venceram os seus jogos, pelo que mantêm o fosso de seis pontos para o terceiro (Vila Caíz). Nesta jornada o fator casa pouco, ou nada, pesou. Em 8 jogos disputados, só o Aliança de Gandra conseguiu fazer valer essa condição frente ao Valonguense (1-0). De resto, quase todos os outros visitantes venceram – à exeção do Aparecida, que empatou, mas amealhou um ponto importante na luta pela permanência –  nas suas deslocações, o que traduz bem o equilíbrio da competição.

No fundo da tabela, a próxima jornada vai colocar frente a frente os seis últimos classificados da Série 2 e promete fazer estragos. O CD Sobrado desloca-se ao terreno do Aparecida FC, o Barrosas recebe o Ermesinde e o Valonguense o Roriz, pelo que esta será certamente uma jornada importante para definir os lugares de despromoção, já que cada ponto pode revelar-se decisivo entre concorrentes diretos.