O Lomba SC Amarante vai voltar a ter uma equipa de futebol feminino na sua formação, reativando assim o futebol feminino que tinha encerrado em 2019, com a pandemia. O projeto renasce pelas mãos de Hélder Fonseca, coordenador do futebol de formação do clube, que não quis desperdiçar a onda de expansão dos últimos anos. “A pandemia fechou o futebol feminino, mas era um objetivo para o início desta época, até para aproveitar o embalo dado pelo Mundial feminino, achamos que era o momento certo, pelo menos na formação”, começou por explicar. “Vamos começar com uma equipa Sub15, em futebol de 7. Até ver, somos o único clube em Amarante com futebol feminino, o que é prestigiante para nós. Neste momento temos nove escalões de formação, incluindo o futebol feminino e apenas um campo, o que nos obriga a fazer muita ginástica”, completou.
No arranque do feminino, a aposta passa, sobretudo, por atrair cada vez mais atletas. “Abrimos captações e a geração que apareceu maioritariamente dava para criarmos um escalão Sub15. Mas o que procuramos são os escalões de base, que são mais importantes para nós”, comentou Hélder Fonseca.
Nesta fase inicial, mais importante do que as competições, será focar na formação. “Queremos mais, sabemos que o feminino está na moda, mas ao lançarmos esta equipa de Sub-15, tenho a certeza de que no próximo ano teremos mais atletas e apontamos a duas equipas, pelo menos”, revelou. “Obviamente que não se podem criar objetivos competitivos nesta fase, porque tirando a guarda-redes, nenhuma jogou federada se quer. Temos de nos adaptar ao contexto e perceber que primeiro terão de evoluir e adaptar-se. Claro que será sempre mais agradável trabalhar em cima de vitórias, mas não seria realista”, acrescentou.
O que não deixa dúvida é a aposta que promete manter-se: “Penso que o feminino era um livro fechado, que se abriu com a vontade das miúdas a querer jogar. Se calhar algumas ainda se sentiam constrangidas, mas este Mundial veio ajudar a fomentar isto e perceberam que o futebol também é para as raparigas e está em grande expansão em poucos anos”.