A seleção da Associação de Futebol do Porto goleou a sua homóloga de Bragança por 6-0 e fechou com chave de ouro o Torneio Interassociações de futebol feminino de nove, na categoria Sub-16, que decorreu este fim de semana no Estádio Manoel Marques Gomes, no Canidelo.
A equipa do Porto entrou prego a fundo contra a seleção de Bragança, com Iara Ribeiro a apontar um hat-trick em 13 minutos. No primeiro (2’) rematou à entrada da área, no segundo (7’) aplicou um remate cruzado ao segundo poste, fora do alcance da guarda-redes, e no terceiro (13’) surgiu no coração da área para emendar um cruzamento. Mesmo com o jogo dominado, a equipa da AF Porto não baixou a intensidade e num livre, Marta Rodrigues (18’) surgiu ao segundo poste para cabecear para o quarto. Nos minutos finais da primeira parte, a seleção de Bragança sacudiu a pressão e conseguiu criar alguns problemas na frente, ainda que Carolina Alves nunca fosse realmente incomodada.
Depois do descanso, a equipa de Bragança corrigiu posições e organizou-se melhor, equilibrando mais o jogo. A seleção do Porto já não chegou à baliza adversário com tanta facilidade e só mesmo uma infelicidade de Ana Nascimento (47’), autora de um autogolo, permitiu engordar o resultado. Mas apesar do contratempo, a seleção de Bragança nunca baixou os braços, procurando o golo e pressionando mais as suas adversárias para travar o seu futebol mais envolvente. Na reta final do jogo, foi a vez de Verónica Khudyakova fazer um golo cheio de oportunismo, isolando-se da melhor forma, para não dar hipóteses de defesa a Juliana Sá.
Liliana Dinis (selecionador da equipa da Associação de Futebol do Porto)
A selecionadora, Liliano Dinis mostrou-se satisfeita com as melhorias que a equipa apresentou na finalização, ao contrário do que tinha sucedido no primeiro jogo do torneio. “Correu bem, entrámos com o nosso jogo, não nos adaptamos ao jogo do adversário, que era defensivo de mais contacto. Conseguimos trocar a bola, alternando o nosso jogo a jogar por dentro e por fora, conseguindo fazer golos com mais facilidade”, explicou. A posse de bola foi outro dos aspetos que sublinhou, como fator importante para chegar à vitória: “As minhas jogadoras fizeram aquilo que treinámos, tiveram paciência a trocar a bola e acabamos por criar espaços nas costas do adversário, chegamos lá e fizemos golo”. De qualquer forma e, apesar da goleada, Liliana Dinis vê mais aspetos a trabalhar, a curto prazo. “Podemos melhorar a finalização, podemos trabalhar o atrair o adversário para um lado para ganhar superioridade do lado oposto. Há muita coisa para continuarmos a trabalhar”, reconheceu.
AF PORTO – 6
AF BRAGANÇA – 0
Golos: Iara Ribeiro, (2’), (7’), (13’); Marta Rodrigues (18’); Ana Nascimento (47’ p.b.); Verónica Khudyakova (58’)
Estádio Manoel Marques Gomes
Árbitros: Maria Inês Silva e Gonçalo Cancela
AF PORTO: Ana Alves; Erica Fernandes, Marta Rodrigues, Catarina Pinto, Maria Rêgo, Rita Melo; Maria Cruz, Iara Ribeiro, Rita Rocha
Treinadora: Liliana Dinis
Suplentes: Inês Agra, Luana Santos, Verónica Khudyskova, Rita Oliveira, Lara Gabriel e Rita Martins
AF BRAGANÇA: Juliana Sá; Diana Pinto, Ana Nascimento, Maria Domingues; Maria Santos, Laura Sá, Beatriz Gonçalves, Sara Cordeiro e Margarida Sá
Suplentes: Mariana Dias, Juliana Amado, Carolina Oliveira, Lara Bagueixe, Andreia Ferreira
Treinador: Carlos Felisberto
Disciplina: nada a assinalar