No passado fim de semana, num torneio que juntou oito equipas de futsal da Associação de Futebol do Porto, organizado pela Academia Albino Nogueira em colaboração com a AF Porto com o objetivo de dar mais um passo na formação de jovens árbitros, permitiu aos responsáveis da Academia introduzir uma novidade na prova: a utilização, a título experimental, do Sistema de Vídeo Suporte à Arbitragem, tecnologia que habitualmente conhecemos como “VAR”.
A prova disputou-se entre sábado e domingo e juntou no Pavilhão Municipal de Baguim do Monte, em Gondomar, as formações do Alfa, Pinheirense, Areias, Maia, Granja, Escolas de Gondomar e Freixieiro. A tecnologia foi utilizada “com sucesso”, segundo as palavras do Presidente da Academia Albino Nogueira, Gustavo Pereira, nos jogos de atribuição do 5.º e 6.º lugar e na final.
“Fizemos história ao, pela primeira vez, utilizamos o Sistema de Vídeo Suporte à Arbitragem. O VS foi utilizado em dois jogos (Jogo de Atribuição do 5º e 6º Lugar e na Final), tendo sido desafiadas quatro decisões das Equipas de Arbitragem. O instrumento permitiu confirmar duas decisões de campo tomadas corretamente e revertido duas outras (dois golos precedidos por infração). Isto demonstrou a mais-valia da ferramenta na preservação da verdade desportiva”, concluiu o líder da Academia Albino Nogueira.