Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorrectamente. O carregamento da tradução para o domínio acf foi accionado demasiado cedo. Isto é normalmente um indicador de que algum código no plugin ou tema está a ser executado demasiado cedo. As traduções devem ser carregadas na acção init ou mais tarde. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /var/www/vhosts/afporto.pt/stage.afporto.pt/wp-includes/functions.php on line 6121
Sexto protocolo ABC da bola assinado no Marco de Canaveses - AFPorto

Sexto protocolo ABC da bola assinado no Marco de Canaveses


Chegou esta tarde à meia-dúzia o número de protocolos do programa ABC da bola assinados entre a Associação de Futebol do Porto e os respetivos agrupamentos de escola, distribuídos, nesta primeira fase, pelos 18 concelhos do distrito do Porto. Esta tarde, num clima de grande festa, foi a vez do concelho do Marco de Canaveses dizer presente, com a Escola Básica N1 (Agrupamento de Escolas Carmen Miranda) aderir a esta iniciativa.

No ato simbólico da assinatura do protocolo estiveram, além dos responsáveis da Associação de Futebol do Porto, com o Presidente José Neves a liderar a comitiva, o diretor do Agrupamento de Escolas António Ribeiro, a Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Cristina Vieira, bem como o vereador do pelouro do Desporto, Pedro Pinto.

De realçar também a presença de representantes de três clubes filiados do concelho do Marco de Canaveses – O Vila Boa de Quires, o Paços de Gaiolo e o GD Livração.

De lembrar que o projeto ABC da Bola tem como objetivo inserir o futebol no currículo escolar. É este o mote central desta iniciativa pioneira em Portugal, pois nenhuma das Federações ou Associações desportivas portuguesas tinha avançado diretamente com os agrupamentos de escolas a introdução das respetivas modalidades no plano curricular escolar.

“É um prazer estar presente aqui hoje ao lado dos responsáveis do município, na pessoa da Senhora Presidente e do Senhor Vereador do Desporto. Como sempre tenho dito, sem os municípios não há desporto. Este é o sexto protocolo que assinamos e o objetivo mantém-se: somos um país da cauda da europa na prática desportiva e nós queremos inverter este dado. É aqui na escola, com os jovens, que queremos que todos se habituem e convivam com a prática desportiva. É também uma forma de os educar e de os preparar para a vida”, disse José Neves, Presidente da Associação de Futebol do Porto.

Quanto ao Diretor do Agrupamento de Escolas, António Ribeiro, lembrou o entusiasmo com que aceitou o convite da Associação de Futebol do Porto para se juntar a este protocolo. “É um projeto piloto, de uma modalidade coletiva, na qual a socialização, o respeito por nós e pelo adversário devem prevalecer”, disse.

Quanto à responsável máxima pela autarquia marcoense, Cristina Vieira, lembrou a importância do desporto juntos mais novos (e também dos mais velhos), vendo-o como um complemento (de caráter obrigatório) muito importante para a educação física dos jovens. “Queria agradecer e frisar que estamos solidários com os objetivos da Associação: queremos mais desportistas, mais mulheres desportistas e mais mulheres no desporto. Para isso estamos a fazer investimentos importantes na requalificação das infraestruturas – porque o nosso objetivo é ter uma politica desportiva forte que só conseguimos com parceiros fortes como este que temos aqui ao nosso lado – A Associação de Futebol do Porto.