Dez anos depois da subida ao agora extinto Campeonato da Segunda Divisão B, o FC Alpendorada voltou a assumir a versão nacional, ao vencer a edição de 2021/22 da Divisão de Elite da AF Porto, garantindo assim uma vaga na próxima edição do Campeonato de Portugal.
Numa competição marcada pelo equilíbrio, e com uma luta ombro a ombro com o Rebordosa, os pedreiros acabaram por levar a melhor no campeonato, graças ao critério de desempate relativo ao desempenho nos confrontos diretos. No final do campeonato as azuis de Alpendorada festejaram, mas nas contas do campeonato ficou tudo empatado, com ambos os clubes a fecharem a prova com 29 pontos.
Na última jornada, decisiva para a atribuição do título, o Alpendorada jogou em casa emprestada do FC Foz sabendo que um empate bastaria para garantir o título. A equipa de Renato Coimbra adiantou-se no marcador e apenas se deixou empatar no último lance do jogo, quando as centenas de adeptos nas bancadas já faziam a festa.
Em Rebordosa, a equipa da casa tinha que ganhar e esperar por um desaire dos rivais, e no que lhe competia, não facilitou. Vitória clara frente aos agora ex-campeões da prova por 3-0 para fechar uma época de grande qualidade da formação do distrito de Paredes.
No entanto, a festa acabou mesmo por ser dos azuis e brancos do Alpendorada, que dez anos depois voltam a confirmar a presença numa prova nacional.