Copa Gallaecia está de regresso em formato feminino


A Copa Gallaecia vai voltar a ser uma realidade no ano de 2022. A competição cuja última edição se disputou em 2007 vai voltar a jogar-se, juntando as seleções distritais femininas de Sub-14 do Norte de Portugal e as congéneres da Galiza. A prova está agendada para o mês de setembro de 2022 e vai decorrer em Braga, como forma de assinalar o centenário da Associação de Futebol de Braga.

O acordo ficou fechado na passada terça-feira após uma reunião de trabalho que juntou os presidentes das Associações de Futebol do Porto, Braga, Bragança, Viana do Castelo e Vila Real e ainda os responsáveis das três seleções galegas de futebol (Orense, Pontevedra e Vigo).

O ressurgimento da Copa Gallaecia pretende ser um primeiro passo para um intercâmbio e partilha entre as Associações presentes e a vizinha espanhola, fomentando a partilha de conhecimento e de boas práticas, numa envolvência alargada passando por atletas, coordenadores técnicos ou árbitros.

No rescaldo da reunião, o Presidente da Associação de Futebol do Porto, José Manuel Neves realçou a importância do reatar desta competição e apontou na direção da abertura de horizontes para as realidades das Associações.

“Retomar esta prova é um primeiro passo para o que poderá vir num futuro próximo. Ter contacto com diferentes realidades da nossa faz-nos abrir horizontes e crescer. Nos dias que correm temos que estar preparados para aprender e para ensinar todos os dias e é esse o espírito que queremos para a Associação de Futebol do Porto, para os nossos atletas, dirigentes, corpos técnicos, árbitros e também colaboradores”, afirmou.

O grupo de trabalho volta a reunir-se no dia 25 de fevereiro, no Porto.