O Marco 09 carimbou a subida ao Campeonato de Portugal este domingo, ao vencer o Aliados de Lordelo por 1-2 e Bock, treinador da equipa marcoense, explicou as razões que conduziram o clube ao sucesso.
“Para além da qualidade da equipa, foi importante a empatia que se criou entre a equipa técnica e a direção, a seriedade que houve dos dois lados, ao longo da época. Souberam criar condições para treinar e fizeram os pagamentos a tempo e horas, o que é raro neste contexto. Mas felizmente lidamos sempre com gente muito séria, nunca nos faltaram com nada. Além disso, o apoio dos adeptos foi outro fator decisivo. O Marco não tinha tanta gente no estádio há alguns anos, mas esta época conseguimos voltar a unir a cidade ao clube e o apoio que fomos tendo cresceu e revelou-se importantíssimo para nos ajudar a ganhar e a subir”, revelou o treinador.
Na primeira fase da temporada, na Série 2, cedo se começou a perceber que o Marco 09 estava acima da concorrência, na divisão de Elite. Os bons resultados surgiram e a primeira derrota só apareceu em dezembro, após 13 jornadas (10 vitórias e 2 empates).
“Sim, os resultados é que levaram a que fossemos apontados como favoritos desde muito cedo. Ainda falaram do nosso orçamento, mas não só não podiam ter a noção, como nem eu entendo como é que se fazem contas daquilo que se passa em casa dos outros. O que não souberam foi das nossas dificuldades em arranjar jogadores para treinar de manhã. Mas, sinceramente, o que fez a diferença foram as duas séries a ganhar: uma de sete jogos seguidos, e outra de mais nove. Na Elite fez muita diferença, porque nos deu uma vantagem considerável em relação aos nossos adversários, que foram perdendo pontos”, explicou Bock.
Com o apuramento de campeão garantido muito cedo, o Marco 09 começou a fase decisiva com três empates, mas nunca perdeu de vista o objetivo.
“Após o empate com o Aliados (3-3), no apuramento de campeão, senti que a equipa ia lá chegar, porque senti os jogadores muito revoltados com o que aconteceu nesse jogo, depois de sofrermos o empate nos descontos. Na viagem de regresso senti e disse à minha equipa técnica que íamos subir de divisão”, contou.
O grupo uniu-se ainda mais. “Fizemos um pacto no balneário para os três jogos que tínhamos pela frente, que tinham de dar três vitórias e conseguimos. Contra o Oliveira do Douro vencemos bem, em Coimbrões foi muito mais complicado, mas soubemos vencer. No domingo voltamos a impor-nos, porque nos jogos grandes esta equipa nunca se escondeu e tinha a certeza que ia dar uma resposta positiva”, acrescentou Bock, que deverá agora abordar o futuro com a direção do Marco 09 nos próximos dias.