Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorrectamente. O carregamento da tradução para o domínio acf foi accionado demasiado cedo. Isto é normalmente um indicador de que algum código no plugin ou tema está a ser executado demasiado cedo. As traduções devem ser carregadas na acção init ou mais tarde. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /var/www/vhosts/afporto.pt/stage.afporto.pt/wp-includes/functions.php on line 6121
Amarante disse sim ao ABC da Bola - AFPorto

Amarante disse sim ao ABC da Bola


O concelho de Amarante é o mais recente integrante do programa ABC da Bola. Na tarde desta terça-feira (28), a EB N2 de Amarante e os seus 160 alunos do ensino básico, serviu de base para a assinatura do protocolo entre a Associação de Futebol do Porto e o Agrupamento de Escolas Teixeira de Pascoaes.

José Neves, Presidente da AF Porto, liderou a comitiva da Associação, num evento onde estiveram, além dos responsáveis da Associação, o Vereador do Desporto Adriano Santos, e a Diretora do Agrupamento Dina Sanches.

O embaixador da AF Porto, o antigo futebolista profissional Helton, histórico guardião do FC Porto, esteve uma vez mais presente nesta edição e que fez as delícias dos mais novos com uma pequena conversa sobre a importância da prática desportiva, fotografias e muitos autógrafos.

Presentes estiveram também os representantes do Lomba Amarante, o Amarante FC, do Vila Meã, SC Salvadorense e a AD Freixo de Cima.

De lembrar que o projeto ABC da Bola tem como objetivo inserir o futebol no currículo escolar. É este o mote central desta iniciativa pioneira em Portugal, pois nenhuma das Federações ou Associações desportivas portuguesas tinha avançado diretamente com os agrupamentos de escolas a introdução das respetivas modalidades no plano curricular escolar.

José Neves (Presidente da AF Porto)
“Repetidamente tenho dito que  este programa quer trazer aos futuros adultos o primeiro contacto com o futebol, com a bola. Portugal tem uma população que se debate com a obesidade e está na cauda da prática desportiva. Estamos aqui por isso. Par alterar esta realidade. Não queremos forçar a implementação do futebol ou futsal. Queremos que brinquem, que interajam e que pratiquem desporto. Depois, 52% da nossa população é feminina e apenas 7% dos praticantes são mulheres. A vertente feminina na AF Porto subiu 20% do total de atletas. E é este o caminho que queremos traçar. Depois, temos um embaixador, que é o Helton. Dispensa comentários. Quero por isso felicitar os Senhores professores, os senhores embaixadores e, por fim os municípios. Sem eles n havia desporto só com eles podemos ter porta aberta das escolas e dos clubes. Sabemos que o desporto depende de vós e agradeço todo o apoio que dá aos clubes. A eles, que estão aqui presentes, o meu muito obrigado.”

Dina Sanches (Diretor do Agrupamento de Escolas Teixeira de Pascoaes)
“Agradeço o facto de terem selecionado o nosso agrupamento. Consideramos que os nossos jovens precisavam de ter um investimento na área desportiva. Escolhemos esta escola por ser a mais central, a que marca Amarante e a única de zona urbana. Depois, porque também sei que teríamos o apoio de todas as senhoras professoras. Falamos de futebol, mas estamos aberto a outras áreas, porque tem sido uma aposta desta escola. Temas instalações, know how e temos salas para receber alunos.”

Adriano Santos (Vereador do Desporto da CM Amarante)
“É excelente trabalhar com a Sr. Diretora deste agrupamento. São pessoas a que apresentamos projetos, pensam e escolhem bem. Espero que rapidamente em Amarante hajam várias equipas de mulheres. Temos excelentes mulheres, professoras e queremos também mulheres jogadoras. À AF Porto agradeço mais uma vez. Obrigado por mais uma vez nos deferenciar no distrito do Porto.