Amarante disse sim ao ABC da Bola


O concelho de Amarante é o mais recente integrante do programa ABC da Bola. Na tarde desta terça-feira (28), a EB N2 de Amarante e os seus 160 alunos do ensino básico, serviu de base para a assinatura do protocolo entre a Associação de Futebol do Porto e o Agrupamento de Escolas Teixeira de Pascoaes.

José Neves, Presidente da AF Porto, liderou a comitiva da Associação, num evento onde estiveram, além dos responsáveis da Associação, o Vereador do Desporto Adriano Santos, e a Diretora do Agrupamento Dina Sanches.

O embaixador da AF Porto, o antigo futebolista profissional Helton, histórico guardião do FC Porto, esteve uma vez mais presente nesta edição e que fez as delícias dos mais novos com uma pequena conversa sobre a importância da prática desportiva, fotografias e muitos autógrafos.

Presentes estiveram também os representantes do Lomba Amarante, o Amarante FC, do Vila Meã, SC Salvadorense e a AD Freixo de Cima.

De lembrar que o projeto ABC da Bola tem como objetivo inserir o futebol no currículo escolar. É este o mote central desta iniciativa pioneira em Portugal, pois nenhuma das Federações ou Associações desportivas portuguesas tinha avançado diretamente com os agrupamentos de escolas a introdução das respetivas modalidades no plano curricular escolar.

José Neves (Presidente da AF Porto)
“Repetidamente tenho dito que  este programa quer trazer aos futuros adultos o primeiro contacto com o futebol, com a bola. Portugal tem uma população que se debate com a obesidade e está na cauda da prática desportiva. Estamos aqui por isso. Par alterar esta realidade. Não queremos forçar a implementação do futebol ou futsal. Queremos que brinquem, que interajam e que pratiquem desporto. Depois, 52% da nossa população é feminina e apenas 7% dos praticantes são mulheres. A vertente feminina na AF Porto subiu 20% do total de atletas. E é este o caminho que queremos traçar. Depois, temos um embaixador, que é o Helton. Dispensa comentários. Quero por isso felicitar os Senhores professores, os senhores embaixadores e, por fim os municípios. Sem eles n havia desporto só com eles podemos ter porta aberta das escolas e dos clubes. Sabemos que o desporto depende de vós e agradeço todo o apoio que dá aos clubes. A eles, que estão aqui presentes, o meu muito obrigado.”

Dina Sanches (Diretor do Agrupamento de Escolas Teixeira de Pascoaes)
“Agradeço o facto de terem selecionado o nosso agrupamento. Consideramos que os nossos jovens precisavam de ter um investimento na área desportiva. Escolhemos esta escola por ser a mais central, a que marca Amarante e a única de zona urbana. Depois, porque também sei que teríamos o apoio de todas as senhoras professoras. Falamos de futebol, mas estamos aberto a outras áreas, porque tem sido uma aposta desta escola. Temas instalações, know how e temos salas para receber alunos.”

Adriano Santos (Vereador do Desporto da CM Amarante)
“É excelente trabalhar com a Sr. Diretora deste agrupamento. São pessoas a que apresentamos projetos, pensam e escolhem bem. Espero que rapidamente em Amarante hajam várias equipas de mulheres. Temos excelentes mulheres, professoras e queremos também mulheres jogadoras. À AF Porto agradeço mais uma vez. Obrigado por mais uma vez nos deferenciar no distrito do Porto.