AF Porto e AF Popular da Póvoa de Varzim estreitam colaboração


A parceria entre a Associação de Futebol do Porto e a Associação de Futebol Popular da Póvoa de Varzim deu mais um passo em frente, no sentido de uma colaboração mais estreita entre as duas instituições e José Neves, presidente da AF Porto, marcou presença num encontro que serviu para entregar um desfibrilador e continuar a estreitar laços. “Esta nova parceria vai permitir aos os nossos atletas a fazerem a sua inscrição na AF Porto, porque queremos evitar que venham cá buscar os nossos praticantes sem nos darem satisfações. A situação tem sido recorrente e posso deixar aqui o exemplo de um clube de Esposende que veio buscar uma dúzia de crianças a uma equipa dos Leões da Lapa, sem dar satisfações, deixando o clube em dificuldades para recuperar praticantes e formar um novo plantel. Este vínculo com a AF Porto vamos procurar manter os jogadores nossos clubes e evitar que haja uma desvinculação ilegal, porque para quem forma, perder os jogadores de um dia para o outro é sempre uma grande frustração”, explicou António Pereira, presidente da Associação de Futebol Popular da Póvoa de Varzim (AFPPV).

Esta instituição que vem fomentando o futebol popular festeja 40 anos em outubro, com uma equipa de futebol por cada uma das 12 freguesias do Concelho da Póvoa de Varzim. “Lidero o projeto desde o início, fomos acrescentando a formação em todos os escalões, mais o futebol feminino. Atualmente temos cerca de 2300 praticantes, mas já chegamos a ter cerca de 4 mil”, acrescentou António Pereira.

Em termos competitivos e ao nível da organização, a AFPPV vem melhorando a cada época que passa: “Temos campeonatos seniores e de formação que duram 10 meses. Temos a Taça da Póvoa e a Taça da Liga e depois a Supertaça por inerência. Tudo de acordo com as regras da Federação Portuguesa Futebol, como é claro”.

A relação que a AFPPV e a AF Porto vêm desenvolvendo promete continuar a evoluir. “Iniciamos o primeiro curso de árbitros com a parceria com a AF Porto e fizemos cursos de socorrismo. Também temos cerca de 70 por cento dos nossos treinadores com o primeiro nível com a ajuda da AF Porto e o nosso estádio Municipal também tem sido palco para uma colaboração frequente. Agora vamos receber um desfibrilador e aprender a manusear um aparelho que é sempre importante”, comentou. “Mas as parcerias com a AF Porto têm ajudado a desenvolver as nossas equipas a elevar o nível, com todo o tipo de formações com árbitros, dirigentes, treinadores, etc… pelo que tem sido benéfico e sempre proveitoso”, resumiu ainda.

O presidente da AFPPV não perdeu a oportunidade para deixar no ar uma proposta a fazer à AF Porto. “Esperamos que a nossa integração seja cada vez maior com a AF Porto. Mas a nossa associação pode servir como um pólo para a AF Porto, se assim desejarem, e ajudar nas inscrições e com toda a burocracia da zona da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, evitando-se assim muitas deslocações à sede, no Porto”, revelou António Pereira. Mas não é só, a AFPPV pretende contar com a colaboração da AF Porto a outro nível: “A certificação é muito importante que se faça, pelo que contamos que nos ajudem também nessa questão, para além daquilo que tem sido feito ao nível da formação dos nossos árbitros e treinadores”, concluiu o Presidente da Associação.