ABC da Bola rumou ao centro do concelho de Penafiel


O programa ABC da Bola chegou ao concelho de Penafiel na tarde desta quinta-feira (20/04), com a Escola Básica de Cabeça Santa a servir de base para a assinatura do 15º protocolo da iniciativa, desta vez entre a Associação de Futebol do Porto e o Agrupamento de Escolas de Penafiel Sudeste.

No ato simbólico da assinatura do protocolo, estiveram, além dos responsáveis da Associação de Futebol do Porto, com o Presidente José Neves a liderar a comitiva, o diretor do Agrupamento de Escolas de Penafiel Sudeste, António Sorte, pelo Vice Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Pedro Cepeda e, claro, pelo embaixador da iniciativa, o antigo futebolista profissional Helton, histórico guardião do FC Porto, que interagiu com os mais novos com uma pequena conversa, fotografias e muitos autógrafos.

Presente estiveram também o presidente da Associação de Futebol Amador de Penafiel, Jorge Pinto, bem como os representantes de alguns dos clubes dos concelho filiados na Associação de Futebol do Porto, entre os quais FC Lagares, o SC Rio de Moinhos, o GRD Rans e a AD Penafiel.

De lembrar que o projeto ABC da Bola tem como objetivo inserir o futebol no currículo escolar. É este o mote central desta iniciativa pioneira em Portugal, pois nenhuma das Federações ou Associações desportivas portuguesas tinha avançado diretamente com os agrupamentos de escolas a introdução das respetivas modalidades no plano curricular escolar.

José Neves (Presidente AF Porto)

"Agradeço à Câmara Municipal de Penafiel, o facto de nos ter aberto as portas e nos ter ajudado a articular a ligação com o Agrupamento de Escolas de Penafiel Sudeste. É para a Associação de Futebol do Porto um gosto poder estar presente num agrupamento de escolas no interior do concelho, que é também um sinal de que esta iniciativa é mesmo para todos. Estamos aqui essencialmente porque Portugal ainda é um país na cauda da Europa no que respeita à prática desportiva. As nossas crianças passam muito tempo agarradas aos telefones e computadores e o exercício físico fica em segundo plano. Falta cultura desportiva e nós, com a ajuda dos professores e com a ajuda dos municipios queremos que essas crianças pratiquem mais desporto. Não só o futebol e o futsal, queremos que as crianças brinquem, saltem para que tenham uma vida mais saudável. Esse é o nosso propósito."

António Sorte (Diretor do Agrupamento de Escolas de Penafiel Sudeste)

"O nosso comportamento tem-se pautado pelo lema de que a escola não se fecha sobre si mesma. E é nesse princípio que nós acolhemos todas as instituições que nos queiram ajudar no processo educativo. Foi também por isso que acolhemos esta iniciativa da AF Porto. Agora resta-nos esperar para ver este protocolo a dar os seus frutos e contribuir para o desenvolvimento das nossas crianças. Sentimo-nos honrados por ser pioneiros neste projeto e gostaríamos de ver este projeto em outras escolas."

Pedro Cepeda (Vice Presidente da CM Penafiel)

"Hoje a AF Porto é uma instituição presente no terreno, quer junto dos clubes, quer junto dos municípios e mostra-o mais uma vez com este projeto. Secalhar pensar há uns anos que teriamos o Presidente da AF Porto numa escola do interior do concelho de Penafiel era impossível. Mas felizmente estamos aqui. Sabemos que a cultura e o desporto são fundamentais e temos procurado investir em ambos, porque ter cultura desportiva é fundamental. Ainda assim não estamos satisfeitos e queremos mais, sobretudo jovens, a praticar desporto - e não só futebol. Sabemos que o desporto é fundamental para o desenvolvimento de qualquer jovem."