O defesa esquerdo Vinícius Ventura foi dos grandes nomes do SC Coimbrões na última Divisão de Elite do futebol, tendo contribuido para manter o emblema gaiense até o fim da disputa da fase de apuramento de campeão da Divisão de Elite de futebol, mesmo não conseguindo a subida para o Campeonato de Portugal. Aos 22 anos, realizou 32 jogos no emblema de Silva Matos, com uma média de mais de 80 minutos por jogo, marcou um golo e contribuíu com três assistências. Num balanço geral, o jogador afirma que a época foi positiva.
"Fizemos uma boa época, alguns altos e baixos durante a competição o que é normal para qualquer equipa. Mas claro que não foi só por isso que não conseguimos o objetivo principal. No meu ponto de vista, na maioria dos jogos, fomos superiores a qualquer adversário, impondo nosso ritmo de jogo, colocando em prática o que vínhamos a trabalhar, mas faltava caprichar no último terço do campo, na zona de finalização, acho que foi um pormenor que nos custou muito!"
Apesar de não conseguir o acesso, o SC Coimbrões fez uma temporada sólida. Esteve sempre na parte superior da tabela na Série 1 e terminou a apenas dois pontos do rival gaiense Oliveira do Douro. Um equilibrio que não faz duvidar Vinícius: "a Divisão de Elite foi sua competição mais difícil da minha carreira".
"A Divisão de Elite foi a competição mais difícil que já joguei. Podemos comparar com a Série D no Brasil, por exemplo, pela dificuldade dos campos, tendo sempre que nos adaptar a novos terrenos. É uma competição bem dura e competitiva, onde todos querem subir e isso traz um grau de dificuldade muito grande!"
Natural de Santa Maria de Itabira-MG, no Brasil, Vinícius Ventura realçou a boa formação dos treinadores em Portugal, que hoje domina a principal liga brasileira de futebol.
"Aqui é bem comum ver treinadores mais novos com bastantes oportunidades. No Brasil também temos alguns casos, mas acho aqui em Portugal está num nível acima."
A começar a sua terceira época em Portugal, o jogador detalha um pouco de como foi a sua adaptaçãopaís:
"A minha primeira época aqui em Portugal foi na distrital de Beja (Moura AC) e tive certas facilidades de adaptação, por exemplo aos campos pequenos e sintéticos. A grande dificuldade que tive aqui foi o nível técnico, com mais intensidade, mais volume de jogo, características que na distrital de Beja não havia."
A capacidade ofensiva de Vinícius Ventura foi um dos fatores que certamente chamou a atenção do CF Canelas 2010, e será uma das apostas do clube para a disputa da Liga 3 na época 2023/2024, dando um grande salto na carreira de futebolista.
"Fico muito feliz de representar o CF Canelas! Estamos a fazer um trabalho muito sério, a prepar da melhor maneira uma grande época! O Canelas tem-me apoiado, desde colegas aos diretotes que me receberam muito bem. Do Vinícius, podem esperar muita força de vontade, garra e farei tudo que puder pra ajudar o clube a alcançar os objetivos da época!"