O número de entidades certificadas na Associação de Futebol do Porto cresceu na época 2022/2023 20%. Este é um número que significa muito se atendermos ao facto de que esse crescimento se dá perante uma base já extensa de clubes que haviam concluído o seu processo de certificação na época 2021/2022.
Falando de números concretos, no final da temporada o número de entidades (entre futebol, masculino e feminino, futsal masculino e feminino) aprovadas no processo de certificação da Federação Portuguesa de Futebol fixou-se nas 185 entidades, face às 154 do ano anterior.
José Manuel Neves, Presidente da Associação de Futebol do Porto congratulou-se com o resultado obtido e com o trabalho realizado por uma equipa de Certificação que tem vindo a crescer e que já incluí 12 elementos: “As minhas palavras são de agradecimento a todos que fazem parte do Gabinete +Certificação, pois é graças ao seu empenho que temos conseguido aumentar o número de clubes certificados. Depois, claro, o meu agradecimento aos clubes pela resiliência de ano após ano estarem neste processo de certificação – aos filiados e a todas as entidades que contribuem para a sua certificação, o meu muito obrigado. Em 2019 eramos 23, hoje somos 185 e a nossa ambição é de continuar a crescer”, disse.
O compromisso da AF Porto em promover a prática desportiva do futebol e do futsal tem implícita a necessidade de certificação dos seus filiados, uma vez que a certificação é um garante de qualidade, segurança, regulação e organização. O objetivo da Associação de Futebol do Porto é chegar à meta de um clube, uma certificação num futuro próximo. Um objetivo ambicioso, mas que motiva todos aqueles que fazem parte do Gabinete +Certificação, instituído pela atual Direção para orientar os clubes ao longo do processo burocrático das candidaturas.
“O número de clubes tem aumentado de ano para ano e isso é um motivo de grande satisfação para todos nós. Da nossa parte, tudo faremos para continuar a apoiar os clubes, sabendo de antemão que não é um processo simples, que envolve tempo e muitos recursos, dos quais os clubes muitas vezes não conseguem dispor. Por isso a palavra que deixo é de agradecimento a todas as entidades que concluíram a certificação esta época. A esses digo que não desistam, que continuem a lutar para melhorar os “seus clubes”. Aos que ainda não conseguiram, fica uma palavra de encorajamento para o fazerem no futuro, sendo certo, que contarão com todo o nosso apoio”, afirmou Sérgio Ribeiro, membro do Gabinete +Certificação.
Voltando aos números de realçar que o número total de entidades certificadas na época 2022-2023 subiu para 991, o que significa que o distrito do Porto representa mais de 19% da fatia de todas as entidades filiadas a nível nacional. É também a única associação a conseguir superar a centena de entidades certificadas.
No que respeita aos níveis de certificação, que variam entre CBFF (Centros Básicos de Formação) e as cinco estrelas (nível máximo), o distrito do Porto registou os seguintes resultados:
5 estrelas: 3
4 estrelas: 15
3 estrelas: 71
2 estrelas: 40
1 estrela: 3
CBFF: 53