Aldeia Nova com três novos escalões de futebol feminino para 2023/24


O futebol feminino em Portugal continua a crescer. A promoção da modalidade entre meninas e mulheres resultou num aumento de 326% de jogadoras federadas na última década: de 4600 em 2013 para cerca de 15 mil atualmente.

No distrito do Porto essa tendência é também refletida no número de atletas filiadas, com a época de 2022/2023 a terminar com um novo recorde de atletas femininas.

A equipa do Grupo Desportivo Aldeia Nova é mais um exemplo deste crescimento sustentado e está a apostar cada vez mais no futebol feminino. O emblema de Perafita, que na última época teve apenas uma equipa Sub-15, para 2023/24, vai abrir três novos escalões: Sub-13, Sub-19 e seniores, além de continuar com o Sub-15.

O Diretor Geral do Departamento de Futebol de Formação, Fernando Ferreira (Nandinho) afirma que este projeto "está a ser feito para acentuarmos e melhorarmos o processo de formação das nossas atletas". Ao mesmo tempo, explicou os motivos pelos quais está a investir numa equipa de seniores.

"Os motivos do investimento numa equipa seniores são vários. Deve-se em parte pelo auxílio que a Associação acaba por dar, como ajuda nas inscrições, nas taxas de jogo. Acabamos por não ter uma despesa tão elevada quanto numa equipa sénior masculina."

"Ao mesmo tempo, isso poderá ser uma forte publicidade para a formação. As miúdas que estão cá, tem que perceber que nós queremos dar continuidade a este projeto. E então acaba por estar tudo isso interligado. Com essa evolução do futebol feminino, os clubes precisam fazer sacrifícios para ganharem mais espaço”, finalizou Fernando Ferreira.

Para todos os interessados em se juntarem à equipa, a orientação é entrar em contato através das redes sociais do emblema de Matosinhos.