I Divisão: Ambição de vencer contagia todas as cores


Arranca este domingo a fase de apuramento de campeão da I Divisão de futebol, com Leixões B, Termas de São Vicente, Aveleda e Pasteleira na luta pelo título nas próximas seis jornadas de uma fase que promete.

Na primeira ronda, o Leixões B recebe os azuis e brancos de São Vicente e o Aveleda acolhe o Pasteleira. Aproveitamos por isso para medir a temperatura junto dos quatro protagonistas, que garantem competitividade nas próximas semanas. “Vamos com a ambição de chegar ao título”, apontou de entrada Filipe Borges, treinador do Pasteleira. “Será importante estarmos ao nosso melhor nível e termos os jogadores bem focados”, sublinhou ainda o treinador do emblema portuense.

As equipas conhecem-se bem da primeira fase do campeonato. O FC Termas de São Vicente ganhou a Série 2 com 65 pontos, nove à frente do segundo, o Aveleda, que vai voltar a defrontar nesta fase decisiva.

Na Série 1, recorde-se, o Leixões B terminou no primeiro lugar com 64 pontos, mais três do que o Pasteleira. “Talvez o Leixões esteja acima das outras equipas, mas é importante começar bem, porque são poucos jogos, é uma competição curta. Mas as quatro equipas começam todas com zero pontos e o fator casa terá o seu peso”, acrescentou Armando Cardoso, treinador do Aveleda. “O Leixões é favorito devido aos meios que tem e ao facto de ter um relvado natural. É uma equipa que tem bastante qualidade e recursos humanos diferentes de qualquer outra equipa, com uma equipa Sub-23 e ainda uma terceira que lhes permite gerir sem perder qualidade”, insistiu Filipe Borges, que apontou ainda os pisos diferentes – pelado do Aveleda e o relvado natural do Leixões – como fatores a ter em conta.

Tiago Barbosa, treinador da equipa B do Leixões não refutou o rótulo de favorito, mas aproveitou para deixar um alerta: “Se acharmos que somos favoritos e isso extravasar o limite do razoável poderá tornar-se um problema, teremos de saber controlar vários aspetos, porque é preciso mostrar isso em campo, respeitando os adversários. Vamos defrontar o primeiro classificado da outra série nesta primeira jornada e isso já deverá dar o mote”. Precisamente os dois líderes da primeira fase medem forças e André Lopes, treinador do FC Termas de São Vicente não escondeu uma certa desconfiança em relação à forma com o adversário se vai apresentar. “Conheço o Pasteleira e o Aveleda, mas com o Leixões não sei bem com o que contar, porque podem usar jogadores dos Sub-23”, explicou.

A equipa de Penafiel também aponta ao título e o treinador acredita que estará ao nível daquilo que foi demonstrando, apesar de dois resultados menos bons a fechar. “Sofremos duas derrotas que vieram por bem. Desde que conseguimos ser campeões de série houve um relaxamento, os jogadores estavam com alguns receios das lesões, porque queriam estar na fase final. Mas não acredito que tenha influência, da maneira como estamos a trabalhar, veio por bem e despertou a equipa, que recuperou o foco e o empenho em campo”, garantiu. Tiago Barbosa é que não espera ter o jogo ganho antes de entrar em campo: “Temos qualidade, fomos demonstrando isso na primeira fase e o objetivo passa por conquistar este troféu, conscientes de que não há jogos fáceis e que temos de encarar cada jogo como uma final. Depois, se formos competentes temos boas hipóteses de conseguir o que pretendemos”.