Maia dá passo em frente, Marco e Aliados dividem liderança


O FC Maia Lidador é segundo classificado, isolado, da Série 1 da Divisão de Elite de futebol, depois de ter derrotado o SC Arcozelo por 1-0, aproveitando o empate (2-2) do SC Coimbrões na deslocação ao terreno do Padroense FC. O Oliveira do Douro lidera agora com quatro pontos de vantagem sobre os maiatos e seis sobre o emblema de Vila Nova de Gaia e ainda com o "conforto" de contar com um jogo a menos conta menos. Desta jornada, os líderes trouxeram nova vitória caseira, frente ao Pedrouços (1-0).

Quem também tirou proveito do empate do SC Coimbrões foi o SC Canidelo, que recebeu e venceu (1-0) os Dragões Sandinenses. Com a nona vitória consecutiva no campeonato, os homens do mister José Alberto encurtaram para um ponto a distância para o terceiro lugar do Coimbrões, que defenderá a posição na próxima jornada com mais um clássico gaiense em casa do Avintes. A Série 1 não podia estar mais disputada, principalmente o segundo lugar que dá acesso à fase de apuramento de campeão, com pelo menos cinco clubes a terem aspirações legítimas a segurar esse posto.

Uma das grandes surpresas desta 17ª jornada surgiu, no entanto, em Pedras Rubras. A equipa da casa, sexta classificada, claudicou contra o FC Infesta (1-2), que obteve assim a segunda vitória da temporada e luta para ficar acima da linha de água. O emblema de São Mamede não vencia desde novembro, quando derrotou o Pedrouços em casa (1-0), somando quatro derrotas e dois empates nas jornadas seguintes. O SC Arcozelo está a escassos dois pontos, acima da linha de água.

Ainda no fundo da tabela, destaque para o Varzim SC B, que foi a Rio Tinto vencer por 2-1 e aliviou a pressão na luta para evitar a queda abaixo da linha de água. Segue agora no 12.º lugar.

Na Série 2 do campeonato, o Marco 09 igualou o Aliados de Lordelo na liderança. Ambas as formações somam 39 pontos, depois da vitória dos marcoenses na receção ao Sousense (2-0). A vantagem é que contam ainda com um jogo a menos que poderá desempatar a contenda. Mas esta vitória, além de ter colocado um termo a 11 jornadas sem perder do emblema de Gondomar, foi o ideal para tirar partido do empate do rival de Lordelo no sintético do Estádio São Miguel, no passado sábado (0-0).

Na luta pelos lugares de apuramento de campeão, a equipa B do Gondomar SC viu o fosso entre segundo e terceiro aumentar para cinco pontos. Os gondomarenses contam o terceiro empate consecutivo, é certo, mas a verdade é que não têm também o interessante registo de 15 jornadas sem perder. Segue-se o teste frente ao sempre duro Vila Caiz, que aproveitou esta ronda para ir ao terreno do Roriz impor-se com uma certa facilidade (4-1).

Em Ermesinde, mais precisamente, no Estádio dos Sonhos, a equipa da casa goleou o Lousada (5-2) e recompôs-se da derrota com o Sousense, da ronda anterior. Na luta acima da linha de água, o Barrosas foi a única equipa que conseguiu vencer, precisamente contra o Valonguense (1-0), que ocupa o último lugar, com oito pontos. Logo a seguir mantém-se o Aparecida, que foi a Gandra deixar três pontos ao perder por 1-0. Em Sobrado a série negra continua. O emblema de Valongo somou a sétima derrota nas 10 últimas jornadas.