O Estádio das Laranjeiras, em Paredes, foi inaugurado esta sexta-feira à noite na presença de Alexandre Almeida, presidente da Câmara Municipal de Paredes, Vítor Dias, presidente regional do Norte do Instituto Português da Juventude e do Desporto, Hélder Postiga, em representação da Federação Portuguesa de Futebol, e José Manuel Neves, presidente da Associação de Futebol do Porto e Pedro Silva, presidente da USC Paredes, entre outras personalidades ligadas à cidade, como Jaime Pacheco, Rui Barros e José Mota, que também foram convidados.
A inauguração do estádio marca ainda o 98º aniversário da USC Paredes, festejados no passado dia 13 de dezembro, e foi a ocasião para que Alexandre Almeida distinguisse José Manuel Neves com a medalha de ouro do município de Paredes. “Felicito a Câmara Municipal de Paredes por esta magnífica obra e manifesto aqui o desejo de ver aqui realizada a final da nossa prova rainha, que é a Taça da Associação de Futebol do Porto”, declarou o presidente da AF Porto, depois de agradecer a distinção recebida das mãos do presidente da autarquia local. “Quero aproveitar para recordar que não há desporto sem os municípios, nem futebol, nem futsal. Sem eles não estaríamos aqui. Aproveitando esta inauguração, queria ainda lançar o repto ao presidente do clube para que invista no futebol feminino, porque queremos mais mulheres no futebol e no futsal, mais dirigentes, mais treinadoras, mais mulheres a arbitrar”, declarou José Manuel Neves, que felicitou o clube pelos seus 98 anos e entregou uma prenda simbólica a Pedro Silva, presidente da USC Paredes.
Pelo seu lado, Pedro Silva prometeu uma equipa de Paredes ambiciosa e com vontade de dar continuidade às conquitas iniciadas na época passada com a subida à Liga 3. “Queremos renovar a ambição de 2022, porque queremos sempre mais para o futuro”, declarou. “O Paredes é mais do que um clube, é uma bandeira da cidade, a bandeira de um conselho e a bandeira de uma região”, acrescentou ainda. Em relação aos desafios lançados pelo presidente da Associação de Futebol do Porto, Pedro Silva não escondeu a satisfação: “Sentimo-nos honrados por ouvir o presidente José Manuel Neves desafiar-nos para organizarmos aqui a final da Taça da Associação de Futebol do Porto, porque agora temos instalações dignas para tal”. Em relação ao futebol feminino, o presidente da USC Paredes lembrou que o clube já tem uma equipa de seniores femininas. “Já temos uma equipa, mas para investirmos mais no futebol feminino precisamos de ter mais gente que nos ajude a levar esse projeto para a frente, porque queremos fazer as coisas como deve ser. Mas para isso somos poucos no clube para abraçar um projeto maior ainda, começamos a ter dores de crescimento”, lembrou o dirigente.