A Divisão de Elite de futebol prosseguiu no passado fim de semana com a sexta jornada a concluir-se com 57 golos marcados nos 20 jogos realizados. Na séries 4 continua a morar a única equipa imbatível da prova, o Freamunde, que conta por vitórias todos os jogos realizados. Maia (Série 1), Gondomar B (Série 2) e Ermesinde (Série 3) são os líderes das respetivas séries, mas há ainda muito por jogar na primeira fase da prova.
Série 1
Com 5 vitórias consecutivas, o Maia Lidador assume-se como líder destacado do grupo. A mais recente vítima dos maiatos foi o Grijó, que saiu da Maia com uma derrota por 4-0. A distância para o segundo classificado é agora de cinco pontos. O Oliveira do Douro não foi além de um empate (1-1) em casa do Pedrouços, resultado que permitiu ao Padroense reassumir o segundo posto com um ponto de vantagem sobre os gaienses. A formação de Matosinhos reencontrou o caminho das vitórias em casa do Canidelo (4-1) e por isso na próxima jornada há duelo entre primeiro e segundo, em Matosinhos.
Num fim de semana difícil para as equipas de Vila Nova de Gaia, pois nenhuma ganhou, destaque ainda para a vitória caseira do Nogueirense frente ao Vila (2-0), que continua sem pontuar, e para o nulo entre o Avintes e o Pedras Rubras, naquele que foi o único jogo da série sem golos.
1.º Maia Lidador (16 pontos); 2.º Padroense (11 pontos); 3.º Oliveira do Douro (10 pontos)
Série 2
Gondomar B (16 pontos) e Rio Tinto (14) continuam assumem-se como os grandes protagonistas desta série, com uma vantagem confortável sobre um trio perseguidor (10 pontos) formado por Candal, Coimbrões e Folgosa da Maia, atentos a eventuais deslizes.
Nesta jornada, destaque para o líder, que deixou os primeiros pontos ao empatar (1-1) em casa do Foz, deslize que o Rio Tinto não conseguiu aproveitar, pois saiu com igual resultado da receção ao Varzim. Quatro pontos separam agora os lugares de apuramento para os terceiros classificados, diferença essa que, ora Coimbrões, que perdeu em casa (3-1) com o Candal, ora Folgosa da Maia, que empatou em casa do Perosinho (1-1) poderiam ter encurtado. Na parte inferior da tabela, o Infesta impôs-se ao Pedroso por 3-1.
1.º Gondomar B (16 pontos); 2.º Rio Tinto (14 pontos); 3.º Candal (10 pontos)
Série 3
Em velocidade cruzeiro, o Ermesinde 1936 continua a somar triunfos na série 3, destacando-se como líder isolado de um grupo em que Sobrado e Alpendorada se assumem como os principais perseguidores. O terceiro triunfo consecutivo do “Zinde” deu-se em casa, na receção ao Aliança de Gandra, e fechou com um 2-1. A distância para o Sobrado manteve-se em quatro pontos, já que os sobradenses voltaram a ganhar depois da derrota em Alpendorada. O triunfo por 1-0 sobre o Barrosas mantem acesa a luta pelo segundo lugar, já que o Alpendorada, melhor ataque da prova até ao momento, selou o segundo triunfo consecutivo ao bater o Alfenense, por 5-1. Com um jogo a menos, a distância para o segundo classificado é agora de 1 ponto.
A jogar em casa, o São Pedro da Cova voltou a perder, desta vez com o Lixa (2-0) e continua sem pontuar, enquanto o Gens somou os primeiros três pontos da prova a vencer o Vilarinho (3-1).
1.º Ermesinde (16 pontos); 2.º Sobrado (12 pontos); 3.º Alpendorada (11 pontos)
Série 4
O Freamunde continua a ser a única equipa invicta da edição 2021/22 da Divisão de Elite e conta por vitórias todos os jogos realizados. Seis jogos, 18 pontos e apenas um golo sofrido são a base do líder do grupo que no passado fim de semana foi a casa do Sousense por 2-0. O próximo teste é um duelo esperado com o Rebordosa, que reencontrou o caminho das vitórias na receção frente ao aparecida (1-0). Vai jogar-se a liderança da série num jogo que coloca frente a frente o melhor ataque e a melhor defesa da série.
Um pouco mais atrás, mas ainda com legítimas aspirações aos lugares de qualificação seguem os Aliados de Lordelo (13 pontos) e Marco 09 (9 pontos), embora as duas tenham conhecido resultados distintos no fim de semana. Enquanto os de Lordelo empataram com o Águias de Eiriz, os Marcoenses venceram em casa o Vila Caiz (2-1).
Sem pontuar continua o Felgueiras B, que perdeu em casa com o Lousada por 4-1 e é uma das três equipas em prova ainda sem qualquer ponto somado.
1.º Freamunde (18 pontos); 2.º Rebordosa (16 pontos); 3.º Aliados Lordelo (13 pontos)